Entenda como funciona o amortecedor de massa, a tecnologia que ajuda a manter os arranha-céus de pé

O amortecedor de massa é projetado para neutralizar o chacoalhar causado pelos terremotos ou ventos fortes em arranha-céus. Este tipo de sistema evita que danos estruturais ocorram movendo-se no sentido contrário, em movimento pendular. Ou seja, se o vento faz o prédio se mover para o lado direito, o amortecedor de massa vai para o lado esquerdo conforme a intensidade do vento, o que impede que o arranha-céu se movimente, mantendo a estrutura intacta.

O maior amortecedor de massa do mundo está localizado em Taiwan, no prédio Taipei 101. O arranha céu de 101 andares, tem quase 510 metros de altura e seu amortecedor de massa custou quatro milhões de dólares para ser fabricado. Ele é uma bola que se estendo por cinco pisos, do octogésimo sétimo até o nonagésimo primeiro, e pesa cerca de 660 toneladas. Em agosto de 2008, um tufão fez com que o amortecedor de massa se movesse por cerca de um metro.

Este mesmo tufão, que não causou dano algum ao prédio graças a essa tecnologia, teve força suficiente para tirar um avião modelo 747 do chão.

Petronas Twin Towers

Kuala Lampur, capital da Malásia, encontram-se as torres Petronas Twin Towers. Ambas têm 378 metros de altura, e entre o quadragésimo primeiro e quadragésimo segundo andar de cada uma das torres há uma ponte ligando os prédios. Essa ponte possui a função de interconectar as torres, e proteger contra terremotos e ventos.

A ponte é fixada aos prédios por dobradiças e rolamentos totalmente flexíveis, sendo assim, se os prédios balançarem em direções opostas a ponte se mantém fixa e serve como um cabo que une as duas torres. Se elas se aproximarem, a ponte serve como espaçadora entre elas. Outra característica bacana é que, apesar do movimento, quem transita pela ponte não sente nada muito forte.

Shanghai World Financial Center

O Shanghai World Financial Center tem 492 metros de altura, e ele possui algumas características arquitetônicas interessantes para se manter em pé. Uma delas é bastante visível: o enorme buraco, em formato de trapézio no topo do prédio. Esse buraco, junto com um amortecedor de massa (que não é esférico como o do Taipei 101), auxilia na proteção contra a força dos ventos.

Outro ponto interessante deste arranha-céu, são os seus cabos subterrâneos. Essa estrutura foi construída de forma a possibilitar o tamanho e o peso da torre em um solo onde, teoricamente, tal construção seria impossível.

Em seus empreendimentos a Porto Feliz utiliza sempre o melhor, mais novo e mais inovador na tecnologia da construção civil. Agende uma visita e conheça o que de melhor há na atualidade, sempre em localizações privilegiadas. Entre em contato através do telefone: (41) 3336-6929

 

Fontes:

https://www.tecmundo.com.br/engenharia/51950-megaestruturas-inteligentes-a-engenharia-dos-novos-arranha-ceus.htm

https://www.engenhariacivil.com/amortecedores-massa-sintonizada-arranha-ceus

https://www.engenhariacivil.com/amortecedor-massa-sintonizada-taipei-101

http://gizmodo.uol.com.br/veja-como-o-amortecedor-de-massa-de-um-arranha-ceu-neutraliza-a-forca-de-um-tufao/