porto-feliz_blog02_outubro

Como evitar que a internet atrapalhe a convivência da família


A internet é, hoje, o que os livros e periódicos foram há muito tempo – um agente individualizador. Veja como você pode controlar esse fenômeno e restaurar a convivência da família.

Não vale a pena entrar no clichê de que a internet deve ser controlada e não proibida. Já sabemos que ela é indispensável. Todavia, qual é a medida que se pode tomar para que ela não continue a individualizar as pessoas e prender cada um em uma tela? Como podemos restaurar a convivência da família em casa?

 

A solução para o problema da convivência da família

Primeiramente, usar a internet como um meandro de convivência é, por sí só, uma solução.  As crianças instintivamente recorrem à pessoa que consideram capaz de corrigir problemas técnicos, orientar sobre sites e ferramentas, dar respostas mais objetivas a questões delicadas… Isso só reforça a necessidade dos pais e responsáveis em desenvolver competências técnicas relacionadas aos computadores, celulares e seus respectivos acessos. Estabelecer relações de confiança com seus filhos e também definir regras básicas para o uso da Internet e de outros dispositivos a fim de evitar conflitos é de suma importância.

Crianças e adolescentes em fase de formação de caráter tendem a se espelhar nas figuras familiares e, com a crescente presença dos gadgets nas vidas profissionais dos pais… como pedir que eles também não se liguem de forma exagerada aos eletrônicos? Simples. É só dar o exemplo: se você exige a presença das pessoas, seja presente na vida delas e dedique um tempo exclusivo para conversar e realizar atividades. E não vale eleger apenas aquilo que você gosta e arrastar todo mundo junto, a decisão deve ser conjunta ou compartilhada.

Procurando Imóveis de alto padrão? Imóveis criativos e confortáveis? Um lar onde sua família se sentirá confortável e viverá os dias mais felizes? Entre em contato com a Porto Feliz e solicite uma visita aos nossos empreendimentos!

Fontes: