Muito além da aparência, a decoração com cores faz com que cada ambiente interno transmita sensações adequadas ao espaço.

Nosso lar deve ser nosso refúgio do dia-a-dia, para relaxar e se energizar após um dia cansativo e estressante. Por isso, cada ambiente deve transmitir uma sensação que nos faça bem. É possível fazer isso e, ao mesmo tempo, deixá-lo mais bonito com uma decoração com cores.

Nossos olhos percebem as cores através dos cones de visão, que são cerca de seis milhões. Pessoas daltônicas possuem ausência ou deficiência destes. Pesquisas revelaram que nosso cérebro interpreta cada cor com uma sensação e, dessa forma, as diferencia.

Aqui, destacamos algumas das principais cores, suas sensações e locais indicados para seu uso:

Branco: a mais comum e que reflexão de todas as cores, simboliza pureza e limpeza. É indicada para qualquer ambiente, ajudando a transmitir uma sensação de amplitude. Seu exagero pode deixar o ambiente frio.

Preto: ausência de luz, não faz a reflexão das cores. Transmite nobreza, seriedade e sofisticação. Deve ser usado com cuidado para o ambiente não ficar sombrio. Ótimo para detalhes e para combinar com outras cores. No teto, dá a sensação de rebaixo.

Marrom: Cor sóbria e que traz profundidade, pode ser usada em todos os cômodos e é ótimo para combinações.

Azul: Transmite serenidade e calma. Esta cor pode ser usada em grandes áreas sem pesar, mas deve-se ter cautela para não causar monotonia e sono. Ideal para quarto e banheiro.

Verde: a cor da esperança possui uma grande variedade de tons e transmite bem-estar, saúde, frescor e energiza. Ótima para ser usada em todos os ambientes e em composição com outras cores.

Vermelho: cor forte e quente é interpretada por nosso cérebro como sinal de alerta. Usada na quantidade e tonalidade certas, estimula a excitação e a autoconfiança. Indicada para ser usada em tapetes, almofadas e itens de decoração.

Amarelo:  vibrante e clara, esta cor serve para iluminar o ambiente e energizar, já que representa otimismo e levanta o ânimo. Ideal para sala de jantar e cozinha, já que estimula o apetite. Também pode ser usada em escritório e sala de estudo por criar uma atmosfera mais ativa para o intelecto. O Laranja tem as mesmas propriedades, mas ainda mais fortes.

Violeta e lilás: cor da espiritualidade, tem a propriedade de acalmar e é indicada para criar um ambiente tranquilo (quarto, sala de estar, banheiro).

–  Cinza: passiva, é a única cor que não interfere diretamente nas sensações. Ótima para ser combinada com outras cores. Diminui a ansiedade e a insônia, mas não deve ser usada em excesso para não causar apatia e depressão.

Agora que você já conhece um pouco a propriedade de cada uma, pode se inspirar para fazer uma decoração com cores.

Conheça mais a Porto Feliz e seus empreendimentos: Paramount Club Residence e o Lake Tower.

Fontes:

http://brasilescola.uol.com.br/artes/percepcao-das-cores.htm

http://arquiteturaecasa.com.br/influencia-das-cores-no-ambiente/

https://construfacilrj.com.br/psicologia-das-cores-nos-ambientes/

http://dicasdearquitetura.com.br/influencia-das-cores-nos-ambientes/