A economia compartilhada é um novo modelo econômico onde o que importa é o benefício do produto, e não ele em si

A economia compartilhada parte do princípio que o importante é ter a música, e não o CD. Que o que importa é chegar no lugar, não possuir um carro. É ter o que comer, não ter uma cozinha. Neste novo modelo econômico, pensa-se em como crescer de forma sustentável, deixando de lado o hipercapitalismo e a obsolescência programada.

Este modelo econômico muda drasticamente a maneira com que se vive, pois altera toda a lógica e a dinâmica da vida atual. As casas não precisam mais ter vários cômodos, separações e eletrodomésticos, através de alguns cliques você tem acesso a todos os tipos de serviço. Desde os já famosos e estabelecidos deliveries de comida, indo até empresas que buscam, lavam, passam, e entregam sua roupa. Diga adeus para sua lava-roupas.

Automóveis

É muito simples falar em Cabify, Uber e 99 quando a economia compartilhada é citada, eles são os exemplos mais claros e, em grande parte, popularizadores desta ideia em tempos modernos. Porém, não são os únicos. Já há locadoras de carros que não possuem frota nenhuma. Tudo o que elas fazem é a ponte entre o locatário e o inquilino. A norte-americana, RelayRides, por exemplo, já somou investimentos de US$ 52,5 neste modelo de negócio.

Hospedagem

Ficar em um Aibnb é muito mais legal do que em um hotel. Estar em uma casa de verdade, e não na simulação de um, torna a experiência da viagem muito mais atrativa. Porém, é possível ir além. O Airbnb passa uma experiência limitada, pois ainda está sozinho, ou com seu acompanhante que é tão turista quanto você. Mas já existem opções para que se hospede na casa de um morador do local, algo muito mais acolhedor e imersivo. Vai escutar o idioma, comer a comida e conhecer a cultura de verdade.

Comida

Agendar um chef pode parecer algo de outra realidade, com um preço nada acessível. Porém, os aplicativos estão alterando isso. Já existem opções para marcar com um, dizer qual seu prato favorito, e receber a comida, exclusiva, em casa. Muito melhor do que um delivery, ou tentar se arriscar na cozinha.

Internet

Muitos afirmam que a internet está afastando as pessoas, tornando-as mais solitárias, mais fechadas em seus mundos, em suas bolhas. Porém, a economia compartilhada mostra que o oposto está acontecendo. Cada vez mais as pessoas estão se abrindo para experiências e pessoas novas. Um mundo mais conectado, é um mundo mais compartilhado.

Fontes:

https://consumocolaborativo.cc/entendendo-o-conceito-o-que-e-economia-compartilhada/

https://consumocolaborativo.cc/o-que-e-economia-compartilhada/

https://tab.uol.com.br/economia-compartilhada/