happy young couple buying new home with real estate agent and looking big comfort bright apartment plans and taking key

Qual a diferença entre Imobiliária e Incorporadora – e qual é o diferencial da Porto Feliz?


Apesar de trabalharem com imóveis, estes dois modelos de negócio possuem grandes diferenças. Entenda o que eles têm em comum e como diferem – e saiba o que a Porto Feliz oferece.

É comum que as pessoas confundam modelos de negócio semelhantes, ainda mais quando o objeto de trabalho é o mesmo. No caso da diferença entre imobiliárias e incorporadoras, o que muda é a forma com que o imóvel chega até a empresa.

Como trabalham as imobiliárias

Trata-se de uma empresa que media o trato entre comprador ou locador e o proprietário do imóvel: A Imobiliária normalmente atua diretamente com vendas e locação de imóveis, bem como a administração dos imóveis já locados – isso porque a imobiliária e seus profissionais devem ter habilidades que vão desde a dinâmica do mercado imobiliário até conhecimentos jurídicos. O Código Civil e o CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) regulamentam essas atividades. As funções da imobiliária vão desde a decisão de adquirir um imóvel e subsequentemente colocá-lo no mercado (quando são fixados os preços) até o fechamento do contrato.

É importante ressaltar que Imobiliárias não costumam se envolver com a construção do empreendimento. Seu papel se limita a oferecer um leque de opções para o comprador e ajudar que ele encontre o melhor imóvel para suas necessidades.

Como trabalham as incorporadoras

Em contraste com o modelo de imobiliárias, incorporadoras são responsáveis pela articulação de um empreendimento. São elas que realizam estudos a fim de identificar as oportunidades e tendências de mercado, fazendo análises de viabilidade e de construção do empreendimento, desenvolvimento do imóvel como produto e aquisição do terreno.

A forma mais fácil de definir essa diferença entre Imobiliária e Incorporadora, é pensando que essas empresas agem em parceria: Uma construtora fica responsável por uma parcela da realização do empreendimento imobiliário, referente à contratação de mão de obra e realização da construção. Enquanto isso, a Incorporadora cuida do planejamento e conta com parcerias com outros profissionais que fazem um serviço completo para seus clientes. Figuram entre esses profissionais:

  • Construtoras, responsáveis pela realização da obra;
  • Escritórios de arquitetura e engenharia que criam projetos, cronogramas e orçamentos para o empreendimento;
  • Consultores de planejamento imobiliário, que buscam criar um produto final que atenda as necessidades dos compradores em potencial;
  • Empresas de avaliação Imobiliária determinam qual será o valor de mercado do imóvel;
  • Financiadoras, que investem na realização do empreendimento e oferecem segurança aos compradores. Sabe-se que a presença dessas instituições nos empreendimentos minimiza os riscos para ambas as partes;
  • Consultorias e despachantes especializados em obtenção de licenças de instalação, aprovações em órgãos públicos, licenças ambientais, e aprovações em órgãos de preservação do patrimônio cultural. Conseguir todos esses documentos em um país burocrático como o Brasil pode atrasar – e muito! – o curso de uma obra.

Incorporadoras são, portanto, empresas empreendedoras. Seu trabalho é identificar oportunidades, percebendo quais são as necessidades e tendências do mercado imobiliário. A Porto Feliz oferece muitas vantagens em relação a qualidade de seus empreendimentos, pois trabalha apenas com produtos de alto padrão, em excelente localização e com alto valor agregado. Este é nosso grande diferencial!

Isto posto, que tal conhecer o The Paramount em Curitiba? Entre em contato com a Porto Feliz e saiba tudo sobre esse raríssimo empreendimento!

Fontes: