Pessoas com idade avançada requerem cuidados diferenciados. Isso inclui adaptar seu imóvel para idosos!

Como adaptar imóvel para idosos?

Especialistas em arquitetura e design de interiores afirmam que pequenas mudanças (e outras nem tão pequenas) podem transformar a vida dos idosos em uma experiência muito mais independente. Se você tiver em mente que os três principais fatores que regem a vida de um cidadão sênior são acessibilidade, saúde e segurança, vai entender a lógica nas modificações propostas por esse texto e ver que elas não são – nem de longe – apenas estéticas.

Grande parte das construtoras já têm em seu time pessoas que pensam especificamente em detalhes que facilitam a vida dos idosos, visto que eles são uma parte muito valiosa da sociedade de consumo. Todavia, considerando que um imóvel para idosos pode ser muito mais custoso que uma residência normal adaptada, oferecemos algumas dicas para que você consiga tirar maior proveito dos ambientes da sua casa.

Adaptando seu imóvel para idosos.

Primeiramente é necessário ter uma boa dose de pensamento crítico para começar essas mudanças. É difícil listar tudo aquilo que pode representar um fator de risco para um idoso. Tapetes e superfícies lisas são extremamente perigosas. Mesas com quinas pontiagudas e objetos suspensos também são acidentes esperando para acontecer. Portas e janelas de vidro precisam de barreiras visuais que auxiliem a identificação do objeto e cadeiras precisam de apoios para os braços para facilitar o levantamento do idoso. A altura dos móveis, sua textura e relação com os outros objetos no ambiente deve ser levada em conta também. Neste caso, é tudo um grande exercício de lógica.

Agora, adaptar o imóvel para idosos já é um esforço a parte. Reformar a casa é dispendioso, mas existem truques para facilitar a vida deles. Barras de apoio nas escadas e pisos antiderrapantes são uma ótima pedida. Guardar utensílios de uso frequente em gavetas e armários na altura do tronco diminui o risco de queda e machucados. A aplicação de timers para limitar o tempo de uso de gás e fogo também evita vários problemas.

A Porto Feliz é uma incorporadora de imóveis de alto padrão em Curitiba e possui vários imóveis adaptados para idosos em seu portfólio. Entre em contato e conheça nossos empreendimentos!