As alergias de verão provocam muito incômodo e podem se tornar um verdadeiro problema. 

 

O verão é uma estação tipicamente animada. Dias mais longos e quentes nos convidam a passar horas ao ar livre, curtindo as férias, viagens e muita diversão. Porém, também pode ser uma estação repleta de alergias e que estragam qualquer passeio. Mas você sabe o por quê? 

Durante a primavera, as plantas começam a florescer e transformar toda a paisagem, dando um verdadeiro banho de beleza. Contudo, o pólen também está presente e pode ser um agente que causa irritação e desencadear crises de rinite alérgica. No verão, algumas dessas plantas ainda estão floridas, em processo de polinização. Podemos somar a isso o tempo seco, as mudanças bruscas de temperatura, os filtros de ar-condicionado que estão repletos de poeira e o vento vindo diretamente de climatizadores, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. 

A princípio, a rinite alérgica pode parecer apenas um episódio incômodo, mas a doença tende a ser progressiva à medida que os anos passam, podendo levar ao desenvolvimento de sinusite, asma e até infecções de ouvido. Além disso, algumas pessoas têm sintomas realmente debilitantes que os impedem de aproveitar todo o verão.

 

Mas então, como evitar as alergias de verão?

Em casa, as dicas são simples mas realmente úteis. É preciso evitar o acúmulo de pó nas superfícies. Não deixe estantes e outros móveis repletos de objetos difíceis de limpar. Quando for remover a poeira, faça com pano úmido, nunca seco. Isso evitará que as partículas de poeira fiquem no ar e provoquem episódios de alergia. 

Quando o assunto é o chão de casa, é possível manter a limpeza do dia a dia com a ajuda de um robô aspirador e um pano úmido com desinfetante, algumas vezes por semana. Isso também evitará que o pelo dos pets cause qualquer reação alérgica. Diminua o número de tapetes decorativos, eles também são fonte de acúmulo de ácaros e poeira.

Fique atento à umidade pois o mofo é outro fator que pode dar muita dor de cabeça. Deixe os ambientes sempre bem ventilados e, caso tenha muita umidade, use produtos anti-mofo que ajudarão a contornar o problema. 

É preciso também ficar de olho nas roupas de cama e cortinas. O ideal é que sejam lavados com frequência, ao menos uma vez por mês para cortinas e semanalmente para as roupas de cama. Os cobertores leves devem ser lavados após longos períodos guardados e se possível, serem feitos de lã. 

Se o pólen é um fator que irrita e causa alergias de verão, deixe as flores do lado de fora e evite sair em dias muito secos e quentes. 

Climatizadores, aparelhos de ar-condicionado e ventiladores devem ser limpos constantemente, inclusive o filtro, que tende a acumular muito ácaro, poeira e fungos. 

Se você sofre com as crises de rinite alérgica, é preciso procurar um médico para que ele indique o melhor medicamento para controlar estes episódios. Nunca se automedique! 

 

Agora que você já sabe como contornar as alergias de verão, é só colocar as dicas em prática e se preparar para curtir a estação!