As hortas urbanas já são uma realidade em todas as grandes cidades do mundo.

 

Os seres humanos são “programados” para viver em meio à natureza. Estar em contato com o que é natural e orgânico traz inúmeros benefícios para a nossa saúdeO surgimento das grandes cidades e a diminuição da área verde trazem grandes prejuízos à nossa saúde. Algo que começou a ser constatado recentemente. 

Foi então que começaram a surgir diversas iniciativas que possuem o objetivo de trazer o verde de volta às grandes cidades, melhorando o ar que respiramos e a qualidade de vida da população. Uma delas, que ainda contribui de outras maneiras para a nossa saúde, é a horta urbana. 

Em cidades do interior elas são comumente encontradas em terrenos, antes baldios, cultivadas pelos moradores e distribuídas gratuitamente, fornecendo alimentação de qualidade à população. Em resumo, as hortas urbanas são locais onde moradores ou pessoas da comunidade podem cultivar verduras, temperos e frutas. 

 

Quais são os benefícios das hortas urbanas?

 

Alimentos com alto teor de nutrientes: Por serem cultivados somente durante o período correto e sem agrotóxicos, os alimentos orgânicos possuem muito mais nutrientes.

Reduz o ruído: As hortas urbanas funcionam como um sistema antirruído, absorvendo os sons e melhorando o isolamento acústico do edifício.

Diminui o lixo orgânico: Cascas de frutas e legumes, talos e cascas de ovos são excelentes nutrientes para as hortas urbanas e diminuem a quantidade de lixo descartado na natureza.

Durabilidade: Alimentos frescos e orgânicos possuem maior durabilidade após colhidos.

Socialização entre vizinhos: Ao frequentar a horta, você terá a oportunidade de conhecer melhor os seus vizinhos e socializar.

Melhora a qualidade do ar: As plantas fazem fotossíntese e melhoram significativamente a qualidade do ar, funcionando como uma espécie de filtro natural.

Contato com a natureza: Estudos comprovam que estar em contato com a natureza reduz o stress e pode até melhorar a qualidade do sono.

 

No Brasil, ainda são raros os edifícios que preveem hortas urbanas, porém essa realidade já começa a mudar! Um bom exemplo de edifício que representa essa evolução é o Duet, em Curitiba. Ele foi estrategicamente construído para proporcionar o bem estar através do contato com a natureza e reduzir o impacto da construção sobre o meio ambiente por meio de um conjunto de iniciativas que inclui a produção de uma horta urbana para seus moradores.

Ela ficará localizada na cobertura, longe da poluição dos carros e pertinho do ar puro. Além disso, o edifício residencial terá um bosque privativo de mata nativa e jardins verticais dentro do condomínio. Agende uma visita e venha conhecer o seu mais novo apartamento em Curitiba!