Como deve funcionar o isolamento acústico nos apartamentos?

O isolamento acústico nos apartamentos garante o conforto e privacidade dos moradores. E é um item previsto em lei. Desde 2013, as construtoras são obrigadas a incluir o isolamento acústico em seus projetos.

De acordo com a Norma sobre Desempenho nas Edificações Residenciais (NBR 15.575/2013), os níveis de ruído nos condomínios devem obedecer os seguintes critérios:

CONVERSAS

Entre as paredes vizinhas, o isolamento acústico nos apartamentos deve ser de 45 decibéis. Ou seja, a pessoa não pode entender o que o morador ao lado está falando.

SALTOS

Os moradores de um apartamento inferior não poderão ouvir os ruídos de sapatos do andar superior.

DESCARGA

Os vizinhos não podem escutar quando outro morador acionar a descarga do banheiro.

CORREDORES

Em paredes-cegas (sem portas) de salas e cozinhas entre uma unidade habitacional e áreas comuns como corredores e escadas, o som não pode ultrapassar 39 decibéis.

ÁREAS DE LAZER

Em paredes-cegas entre uma unidade habitacional e áreas comuns de permanência de pessoas, atividades de lazer e atividades esportivas, além de cozinhas e lavanderias coletivas, o som não poderá ultrapassar 54 decibéis.

CONHEÇA O THE PARAMOUNT 

Conheça o Paramount e descubra um novo significado para os conceitos de luxo, beleza e qualidade de vida

O edifício possui isolamento acústico entre as lajes dos apartamentos, proporcionando conforto e privacidade a seus moradores.

A Porto Feliz Incorporações une tecnologia, engenharia e experiência para desenvolver e construir imóveis nos melhores bairros de Curitiba, com qualidade, estilo, conforto e sofisticação.